Catarata – Facectomia com Implante de Lente Intraocular

O que é a catarata?
A catarata é a opacidade do cristalino que prejudica a quantidade e a qualidade da visão. E o que é o cristalino? Cristalino, em inglês lens, nada mais é do que uma lente com capacidade acomodativa que temos dentro dos nossos olhos, posteriormente à íris, popularmente conhecida como a menina dos olhos. O cristalino, com sua capacidade acomodativa, nos permite enxergar para perto, mesmo sem óculos, até a idade aproximada dos 40 anos. Nesta idade, surge à presbiopia, a famosa vista cansada, que nos impede de enxergar com qualidade para perto (leitura) e meia distância (computador). A presbiopia é devida a esclerose (endurecimento) inicial do cristalino e também do enfraquecimento dos músculos que realizam a acomodação. Alguns oftalmologistas consideram esta esclerose inicial do cristalino como sendo o início da catarata.
 
Com o passar dos anos, e aproximadamente aos 60 anos, o cristalino já apresenta uma esclerose e também uma opacidade ainda maior e, desta forma comprometendo a quantidade e também a qualidade da visão. Antigamente a cirurgia não tinha a tecnologia disponível que dispomos hoje, com os modernos equipamentos de Facoemulsificação e também não existia a lente intraocular e, desta forma se aguardava o “amadurecimento” da catarata. Nos dias atuais não tem mais justificativa esperar este “amadurecimento”. 
 
Quais são os sintomas da catarata?
A catarata embaralha e prejudica, inicialmente, a qualidade visual e percebemos isto, através de um exame denominado sensibilidade ao contraste. Com o passar do tempo, esta qualidade mais baixa, também vai proporcionar uma diminuição da quantidade de visão, prejudicando ou dificultando o paciente de desenvolver suas tarefas rotineiras como ler, dirigir, computador ou assistir um filme legendado de uma maneira satisfatória, perdendo o foco ou como se houvesse uma nuvem na frente dos seus olhos ou achando que os óculos estão sujos. A visão pode oscilar bastante durante o dia, dependendo da claridade do ambiente, que afeta a dilatação da pupila que deste modo, dilatada ou contraída pode interferir para permitir uma visão ou pouco melhor ou um pouco pior. A visão com a pupila dilatada pode piorar ou melhorar a e isto vai depender do tipo de catarata. E com a pupila contraída, da mesma forma.
 
Qual a técnica que é utilizada para realizar a cirurgia?
Antigamente a catarata era extraída inteira de dentro dos nossos olhos, necessitando uma abertura muito grande da córnea, era a chamada Extração Extra-Capsular da Catarata. Em 1967, o norte-americano Charles Kelman desenvolveu um equipamento chamado Facoemulsificador, para realizar a fragmentação da catarata dentro do olho e aspirar aos restos cristalinianos por uma pequena abertura, dando início a nova era da cirurgia da catarata a era da Facoemulsificação (FACO). O FACO funciona com um sistema de Ultrassom que dissolve completamente a catarata a um pó, que é aspirado. Desta forma, criando um problema, pois as lentes ainda não tinham a capacidade de se dobrarem para entrar no olho. Então qual a vantagem de operar com uma incisão (abertura) pequena do olho se, ao implantar a lente intra-ocular, esta incisão teria que ser ampliada. Com o advento das lentes dobráveis é que a técnica se consolidou e se difundiu de uma maneira mais ampla. Atualmente, nos Estados Unidos, já existe um equipamento que utiliza LASER para resolver a catarata. Os resultados da cirurgia com o LASER são os mesmos que os obtidos pelo FACO em mãos experientes e habilidosas.
 
A lente intraocular deve ser utilizada sempre nas cirurgias de catarata? 
Sem dúvida, pois sendo o cristalino uma lente natural e acomodativa que temos dentro dos olhos, nada mais lógico que retirar uma lente opaca e doente (catarata), substituindo por uma lente novinha em folha.  Existem diversos tipos, modelos e marcas de lentes intra-oculares. Os modelos fabricados no Brasil, nacionais, são os mais simples e utilizam material duro (acrílico rígido) e desta forma, necessitam de sutura da córnea. As lentes que costumamos implantar e utilizar de maneira mais constante é as importadas, que utiliza acrílico ou silicone dobrável na sua composição, entrando dobradas dentro dos olhos e dando recuperação mais rápida no pós-operatório. Mas a principal vantagem é em relação às nacionais é a qualidade da visão, que é muito superior. Costumamos comparar as diferenças das lentes com as televisões. Antigamente existiam as que utilizavam tubo de imagem, que possibilitavam a gente de enxergar, mas sem a mesma qualidade que dispomos hoje, em uma televisão de LCD ou de LED com qualidade full HD. 
Mas estas lentes intra-oculares duram para sempre?
Sim, o material empregado na fabricação das lentes é um acrílico ou um silicone que tem duração para sempre e não tem rejeição do nosso organismo. Uma vez operada a catarata e implantada a lente intra-ocular não costuma mais ser trocada.
 
E no caso de uma pessoa que operou com a lente nacional rígida e que deseja trocar por uma importada dobrável, pode ser realizada a troca?
A vantagem de uma abertura menor no olho já foi perdida no momento do implante da lente nacional, mas nada impede que a lente seja substituída se houver indicação médica.
 
Realizando a cirurgia de catarata, posso deixar de utilizar os óculos?
Vai depender muito da lente empregada na cirurgia. As lentes mais modernas que dispomos no mercado atualmente corrigem o astigmatismo, a miopia e a hipermetropia. As lentes multifocais corrigem também a presbiopia, que é a dificuldade de enxergar perto. A lente empregada vai depender e variar de caso a caso. Cada paciente deverá ser avaliado de uma maneira individual e em conjunto com seu médico tomar a decisão. Esta decisão depende da avaliação inicial e de exames complementares.
 
Quais locais Dr. Rafael Roedel Sperb realiza a cirurgia?
A cirurgia de catarata é realizada em caráter ambulatorial, isto é, não há necessidade de internação em hospital. Dr. Rafael realiza cirurgias na Diaglaser Hospital-Dia, no Hospital Banco de Olhos, na Policlínica Santa Clara no complexo Hospitalar da Santa Casa e em Capão da Canoa, na Policlínica Capão.

 

Cirurgias Corneanas com LASER – Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia

A miopia, o astigmatismo e hipermetropia são as alterações oculares que fazem com que você utilize óculos ou lentes de contato para atingir uma visão perfeita. De uma maneira bem simplificada, na miopia a imagem é formada antes da retina, na hipermetropia depois e no astigmatismo seria uma mistura das duas situações anteriores. A correção é através do Excimer LASER, um laser que atua no estroma corneano, permitindo com que o foco seja exatamente na retina.
 
Quais as técnicas da cirurgia refrativa?
Operamos somente pela técnica do PRK (fotoceratectomia de superfície) onde é raspada uma das camadas da córnea (epitélio) e em seguida aplicado o LASER. Após o procedimento é colocada uma lente de contato para auxiliar na cicatrização, e esta lente é retirada em média uma semana após a cirurgia.  As outras técnicas são o LASIK, LASEK, EPI-LASIK. Optamos pelo PRK por ser o mais seguro e o resultado obtido ser o mesmo quando comparado as outras técnicas.

Cirurgia de Exésere de Pterígio e Autotransplante Conjuntival

O pterígio é um tecido fibrovascular que cobre progressivamente a córnea, aparecendo geralmente no indivíduo que tem predisposição genética e normalmente no indivíduo muito exposto ao sol, vento e poeira. Inicia normalmente no canto nasal do olho e aos poucos vai cobrindo em direção à pupila. O tratamento cirúrgico é indicado quando o pterígio é muito grande, quase atingindo a área pupilar e causando diminuição da visão. Ou quando o mesmo causa muita irritação ao sol, vento ou em contato com a poeira, sem melhora com tratamento clínico. Há também a possibilidade de tratamento cirúrgico por razões estéticas. A cirurgia é realizada com anestesia local, não necessitando de internação, e a técnica utilizada é a exérese do pterígio (retirada) combinado com o enxerto de conjuntiva no local da exérese. Atualmente a melhor opção, pois é a que apresenta menor taxa de recidiva, com menos agressão para o olho do paciente. Existe ainda uma cola biológica que permite realizar a cirurgia sem pontos, dando um maior conforto no pós-operatório. A recuperação habitualmente é rápida.

Cirurgia de LASER para limpeza da lente intra-ocular

Este procedimento é a aplicação de um YAG-LASER para limpeza e polimento da lente intra-ocular utilizada na cirurgia de catarata. Na maioria das vezes, uma sessão de LASER já resolve a situação.

Outras cirurgias realizadas pelo Dr. Rafael Roedel Sperb

Operamos ainda tumores palpebrais, calázios, sondagem e reconstituição das vias lacrimais e outras.

Cirurgia Plástica Ocular-Blefaroplastia

A cirurgia plástica ocular está indicada quando a pele palpebral apresenta-se em excesso, recobrindo os olhos. 
 
Os planos de saúde fornecem esta cirurgia?
A Agência Nacional de Saúde, que regulamenta os planos de saúde, não obriga os planos de saúde a darem esta cobertura, desta forma, esta cirurgia é realizada somente em caráter particular.